Através da exposição “Search History” (Histórico de busca) no Museu MAXXI em Roma, Lara Lesmes e Fredrik Hellberg, diretores do estúdio de arquitetura e arte Space Popular, se propuseram a explorar a obra de Also Rossi e traduzir suas noções de “fato urbano” e “ cidade análoga” ao mundo virtual. A instalação é uma reflexão sobre a proliferação de plataformas do metaverso e o conceito de urbanismo virtual. A exposição está na quinta edição da Studio Visit, uma parceria entre a Alcantara e o MAXXI Museo nazionale delle arti del XXI secolo, que desafia os designers a propor uma reinterpretação pessoal das obras dos mestres das MAXXI Architecture Collections.
Search History é ao mesmo tempo um objeto, um limiar e um ambiente. Em seus estágios intermediários, é uma paisagem abstrata de camadas. Ela reflete sobre como Rossi idealiza o edifício como uma entidade que absorve, registra e reproduz a história da cidade em si. – Space Popular
O terreno virtual está começando a se desenvolver com a recriação de modelos de mercado imobiliário existentes que vendem terras virtuais. O Studio Popular quer propor uma nova abordagem, baseada numa perspetiva cívica. Segundo eles, a “Internet Imersiva”, termo que usam para o metaverso, deve ser construída e gerenciada coletivamente. Ela também deve se posicionar para aproveitar ao máximo os conceitos específicos dos ambientes online, como navegação, favoritos, teletransporte e a mudança no entendimento da privacidade.
Para entender melhor essas perspectivas, eles se voltam para a obra de Aldo Rossi, especificamente para “a arquitetura da cidade”. Lá, Rossi apresenta e abraça uma experiência subjetiva. Ele apresenta a cidade como uma sequência de experiências espaciais que, embora únicas para cada indivíduo, permanecem como um “fato universal e necessário”. Essa teoria se presta facilmente à noção de metaverso e à maneira como navegamos nas plataformas online.
A Space Popular se desafiou a apresentar ambientes virtuais por meio de poucos ou nenhum meio digital. A exposição Search History apresenta a experiência de transitar pelos domínios digitais na Internet Imersiva por meio de uma homenagem a Aldo Rossi. Uma estrutura de múltiplas camadas se adapta ao ritmo de uma paisagem sonora original composta pela dupla espanhola de música San Jeronimo. No movimento contínuo, as lâminas têxteis criam uma arquitetura mutante cujo movimento cria novas paisagens e abre perspectivas.
Assim como nas edições anteriores do Studio Visit, a obra da Space Popular passará a integrar o acervo permanente da MAXXI Architecture. No ano passado, o Museu MAXXI celebrou as mulheres na arquitetura por meio de uma exposição que documentou o papel transformador das arquitetas na evolução da profissão ao longo do último século.